18 Mar 2019
5º Raid das Camélias
MEDIA

Foi um fim de semana em cheio! Estiveram envolvidos 260 participantes em 100 viaturas 4x4. O participante mais novo tinha 1 ano de idade e o participante mais velho tinha 84 anos. Esta disparidade de idades contribui para um ambiente fantástico.
 
A adesão ao 5º Raid das Camélias tem sido "exponencial". O resultado sisso é que as inscrições cada vez esgotam mais depressa, e cada vez mais ficamos com uma "lista de espera" maior, constituída por interessados que não se conseguiram inscrever a tempo.
 
Celorico de Basto, a Capital das Camélias, serviu como Quartel General. Os participantes foram recebidos na sexta à noite, no Auditório Professor Marcelo Rebelo de Sousa, com um welcome Drink e entrega do "Kit de participação". Após o Briefing, os participantes "Viajaram" ao som da voz de Alexandre Correia que apresentou algumas das suas Aventuras pelo Mundo, inclusive o seu Diário de Bordo Lisboa-Dakar-Bissau Peugeot 3008.  
 
 
 
Sábado, à hora marcada, os participantes rumaram a Cabeceiras de Basto, onde puderam conhecer, além dos sabores típicos, a História e as Tradições da Região, com a Visita à "Casa do Tempo". Entre os cumes e Vales, os as notas do Road-Book levaram os participantes até Moscoso, onde a Gastronomia Típica da Região se voltou a Afirmar.
 
 
 
Após o Almoço, página a página, os participantes rumaram até Atei, uma freguesia caracterizada pelo elevado número de "Casas Senhoriais", onde voltaram a recarregar energias com os néctares e sabores da região.
À chegada a Celorico de Basto, muitos foram os participantes que aproveitaram para visitar a Festa Internacional das Camélias, antes de progredir para um jantar, com muita animação.
 
 
 
O último dia nasceu mais nublado, é certo, mas nem os aguaceiros travaram o entusiasmo dos participantes que, ao longo de corta fogos consecutivos, cruzaram a Serra do Alvão numa perspectiva encantadora.